Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, FORTALEZA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, English, Livros



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 SITE DO PROFESSOR PINHEIRO (Livros para Download)


 
Blog do Pinheiro: Diálogo Inter-Religioso


356- Número de católicos cai e de evangélicos aumenta

Católicos diminuem e evangélicos chegam a cerca de 42 milhões de adeptos

Publicação: 29/06/2012 11:22 - Correio Brasiliense


Com base nos últimos dados dos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de católicos brasileiros diminuiu 9%, desde o ano 2000. Embora a maioria da população brasileira seja católica, a religião vem perdendo adeptos desde o primeiro Censo, realizado em 1872. Até 1970, a proporção de católicos variou 7,9 pontos percentuais, reduzindo de 99,7%, em 1872, para 91,8%. Atualmente, os números passaram de 73,6% em 2000 para 64,6% da população, em 2010.


Esta redução no percentual de católicos ocorreu em todas as regiões, mantendo-se mais elevada no Nordeste (de 79,9% para 72,2% entre 2000 e 2010) e no Sul (de 77,4% para 70,1%). Entre os estados, o menor percentual de católicos foi encontrado no Rio de Janeiro, sendo 45,8% em 2010.

Com relação aos evangélicos, em 30 anos, o percentual passa de 6,6% para 22,2%, apontando um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas. Em 2000, eles representavam apenas 15,4% da população. Em dez anos, passaram de cerca de 26 milhões de adeptos para 42 milhões de brasileiros.

A pesquisa indicou também o aumento de 8,0% dos brasileiros que se declararam sem religião. Os dados registram mais de 15 milhões de pessoas.

Grau de instrução

Outra informação do Censo 2010 foi a importante diferença dos espíritas para os demais grupos religiosos em relação ao nível de instrução. Este grupo religioso, que soma quase 4 milhões de adeptos, possui a maior proporção de pessoas com nível superior completo, chegando a 31,5% e as menores percentagens de indivíduos sem instrução, apenas 1,8%.

Os católicos, os sem religião e evangélicos pentecostais são os grupos com as maiores proporções de pessoas de 15 anos ou mais de idade sem instrução.




Escrito por José Pinheiro de Souza às 16h48
[] [envie esta mensagem] []



355 - CIRURGIA ESPIRITUAL

Mensagem psicografada no Centro Espírita Caminheiros da LUZ

 Sexta-feira, 15 de junho de 2012

 

 

Mensagem para o amigo Pinheiro:

Querido irmão, receba as bênçãos de Jesus, o Divino Consolador de nossas almas enfermas e chagadas, para que possas buscar na oração e na fé, os recursos imprescindíveis para tua sustentação neste processo de reequilíbrio espiritual em que te encontras por necessidade, e por tua solicitação, ante os desajustes do passado comprometedor.

Deus não nos coloca nos ombros, fardos  maiores do que nossa capacidade de sustentação. Tendes fé, pois se o corpo está enfermo, o espírito está livre para sonhar e vivenciar novas experiências, aproveitando as oportunidades de aprendizado que a doença proporciona. Tudo são lições valiosas ao espírito imortal.

Ora, espera e confia no futuro que liberta a todos da clausura que o corpo físico impõe.

Aprendestes um pouco da mensagem da Doutrina Consoladora, que esclarece, amplia e ilumina nossa consciência e nos torna livres do julgo de nós mesmos. Vivencie o aprendizado que te veio no momento certo; Ele te fornecerá os recursos da confiança e da resignação, para que possas agir com fé racional, na certeza da vontade do Senhor da Vida, que só quer o nosso bem.

Ponha em teu coração o sentimento de paz, de alegria e de esperança na certeza que tudo passa. E isto também passará.

Estamos contigo e tua família e estarás conosco se orares e confiares, mantendo-te em paz.

Que a paz de Jesus te abençoe e console.

Um amigo Espiritual.

 



Escrito por José Pinheiro de Souza às 18h02
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]